Consulta Especializada
Avaliação oftalmológica completa com médico especialista em doenças da retina e mácula.
Ecografia Ocular
É realizado para observar a retina, cavidade vítrea, coróide e outras estruturas do globo ocular. Está indicado em casos onde não se consegue ver diretamente o fundo do olho pelo mapeamento da retina.
Fotocoagulação a laser
É um procedimento ambulatorial, geralmente usado para fotocoagular áreas da retina com alterações isquêmicas ou degenerativas (retinopatia diabética, oclusões vasculares, roturas ou degenerações retinianas periféricas).
Mapeamento de Retina:
É realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas no fundo do olho. Com o mapeamento é possível diagnosticar retinopatia diabética, descolamento da retina, degenerações retinianas periféricas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.
Microscopia Especular:
É um exame através do qual analisam as células do endotélio corneano. É realizada sempre que há suspeita de alteração do endotélio corneano e também no pré-operatório de cirurgias.
Topografia de Córnea
A topografia de córnea, também conhecida como topografia corneana é um exame oftalmológico que tem como função verificar e analisar a curvatura e relevo da córnea em toda a sua superfície. Dessa forma, é possível mapear tridimensionalmente e averiguar se existe qualquer irregularidade no relevo, espessura e/ou curvatura da córnea.
Paquimetria
É a medição da espessura córnea. Utilizado em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, transplante de córnea, edema de córnea e várias outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.
Retinografia Colorida e Monocromática
É uma fotografia com alta definição do fundo do olho. Indicada para o estudo da alteração retiniana, mácula e nervo óptico. Permite acompanhamento evolutivo do paciente.
Retinografia Panorâmica
Exame que possibilita a avaliação da periferia retiniana. As imagens são utilizadas para o acompanhamento e identificar várias doenças, como alta miopia e descolamento da retina.
Tomografia de Coerência Óptica (OCT)
É um exame de imagem não invasivo que produz imagens de corte seccional das estruturas retinianas (microestrutural) com alta resolução e reprodutibilidade.
Teste de Sensibilidade ao Contraste
Detectar alterações visuais que não são diagnosticadas pelos métodos tradicionais de medida da acuidade visual. Essa avaliação não deve ser usada como o único critério para o diagnóstico e tratamento.
Senso Cromático
Senso cromático é o exame realizado para detecção da deficiência congênita na visão das cores (daltonismo). Po de ser utilizado também na avaliação de doenças que acometem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores, e nas doenças na mácula.
Visão Subnormal / Baixa Visão
Os pacientes com limitação visual que não melhoram com diversos tipos de tratamentos oftalmológicos, são considerados portadores de baixa visão ou visão subnormal; classificados como baixa visão leve, moderada ou severa. As limitações podem compreender perda de campo visual, visão monocular, dificuldade de percepção de cores e contraste, profundidade e cegueira profunda.